TRANSLATE / Select Language :

terça-feira, 14 de setembro de 2010

A nossa doce e rica Jabuticaba


Conforme o blog da médica especialista em Nutrologia Jane Corona , o suco de jabuticaba eh tudo !
"Os trabalhos com a jabuticaba estão começando a aparecer, mas ainda são poucos. A Unicamp encontrou tantas antocianinas na jabuticaba que decidiu compará-la com outras frutas também ricas neste pigmento. Na jabuticaba o teor superou todas as outras frutas! Ela tem em média 314mg por grama de fruta, mais que a uva (227mg) e a amora (290mg).
A concentração de antocianinas está na casca dura, justamente o que costumamos cuspir quando comemos uma jabuticaba. Para garantir a ingestão deste pigmento milagroso para o colágeno da pele e dos vasos sanguíneos o melhor é bater a fruta com água no liquidificador com algumas gotas de limão e beber o suco, que em Minas é conhecido como jabuticabada. O limão ou outra fruta ácida vai reagir com o pigmento e deixar o suco com uma cor vinho bem acentuada. As antocianinas apresentam propriedades antioxidantes, previnem a oxidação do colesterol, melhoram a circulação sanguínea e protegem a visão. Os benefícios destes pigmentos são inúmeros, inclusive para proteção da pele, uma vez que eles estimulam a reparação dos tecidos ricos em colágeno. Atualmente alguns estudos apontam que essas substâncias ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. A casca também é rica em pectina, uma fibra solúvel que regula o intestino e reduz a velocidade de absorção do colesterol e da glicose.
Na polpa suculenta e doce encontramos ferro, vitamina C e vitaminas do complexo B, particularmente a niacina. Os índios costumavam dar jabuticaba às mulheres grávidas para prevenir a anemia. Apesar de doce é pouco calórica, 100g tem somente 50 calorias e é a quantidade suficiente para preparar um delicioso suco.
A época da frutificação é uma verdadeira festa no Centro Histórico de Sabará em Minas Gerais, onde todos os anos a jabuticaba tem um festival inteiramente dedicado a ela e atrai milhares de turistas. Dizem que a melhor maneira de comer jabuticaba é no pé e que depois que se começa é difícil parar. Uma boa notícia para os amantes desta fruta é que elas quase não recebem pulverizações com agrotóxicos."


Mas quem pensou que parou por ai,nem pensar,pois saiba que essa frutinha tb pode trazer beneficios para a alma seja como lembranca de uma infancia ou em poemas como " jabuticabas para Hemingway" tirado de um lindo blog de poesias :


"Primavera sem guerras na serra e diante das águas paradas do lago havia peixes, vida, festa e um menino feliz. Caio. Joelhos ralados diante de uma árvore. Esferas negras agarradas ao tronco são frutas que lembram os olhos das índias do amazonas. Até o topo se espalhavam sobre os galhos. Eram firmes como um olhar apaixonado mirando a boca que quer, quando a boca quer doce. Doces e miúdas eram brilhantes como os olhos de quem ama. E quando se ama há sorriso nos olhos e os olhos sorriem aos que amam. E toda coragem e destemor pode levar a fraturas ou morte. Flor do Lácio de Bilac, ora direi que aos olhos, bocas e também aos prazeres da alma há de haver dias de glórias, delícias e diabruras. Então pensei no prazer da conquista, lembrei-me de Hemingway e da última flor que amava Bilac. Bruta menina e miúda sou eu. E lembrei-me do olhar de uma índia que conheço e que, sem qualquer sacrifício, eu amo. Lembrei-me do sentido da vida e que viver aquela glória estava agora em minhas mãos. Mas eu estava apenas diante de um pé de jabuticabas. Uma menina diante de um menino com vontade de, livremente, chupar jabuticabas. Subi. Ser feliz é ser você simplesmente um segundo. Mas filosofar enquanto se está a colher frutos é impróprio. Eu não recomendo. Você pode cair. Caio novamente. Desta vez a ordem era subir e saborear o doce sabor das frutas colhidas no pé. Índias esquecem a dor facilmente. Eu aprendi com ela e esqueci os joelhos, olhei para o alto e respirei uma vida distante da guerra. Jabuticabas aos montes. Então guardei estas para Hemingway e para quem mais quiser, a safra está boa."



E como Rubem Alves no texto" O tempo e as Jabuticabas" finaliza:"O essencial faz a vida valer a pena."

;)


Fontes:janecorona.blog.uol.com.br; inspirar-poesia.blogspot.com ; jotamarketing.blogspot.com ( tb foto )