TRANSLATE / Select Language :

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Problemas com Descontroles Emocionais?

Outro dia, presenciando uma pessoa destratando outra num evento, percebi o quanto isso está cada vez mais comum, a intolerância.Com direito a xingamentos , grosserias e até mesmo tapas e socos.
Pensando sobre isso tudo, lembro da vez, que assisti aquele filme "Um Dia de Fúria" estrelado por Michael Douglas sobre um homem desempregado que chega ao seu limite um dia durante um congestionamento e resolve dar um ataque.
Bom, diante de toda essa loucura do cotidiano, que se tem de fazer mágica e ainda enfrentar as pressões no trabalho, contas no fim do mês, congestionamentos... sobretudo nas grandes metropólis, resolvi postar algo sobre a problemática do descontrole emocional e aqui vai.


'Oscilações de humor Irritação pode gerar descontrole emocional'
( Medicina & Saúde )

"A irritação é uma emoção e pode variar de intensidade
que pode ser desde um desconforto que gera uma certa impaciência
até a fúria e o ódio.
O problema normalmente se dá quando a pessoa perde controle do estado emocional e começa a reagir intensamente sobre algo que não tem essa devida proporção. Por conseqüência de outros sentimentos que surgem muitas vezes ao mesmo tempo, como ansiedade, agitação, pressa e descontrole emocional, ocorrem alterações fisiológicas e como por exemplo, tremor, falta de ar, dor muscular, coração acelerado, pelos arrepiados, etc. O que desencadeia a irritação pode ser algo interno ou externo.
Auto-reflexão:
Você alguma vez parou para pensar se tem ficado irritado além do que deveria? Sim, sugiro a reflexão. Algumas pessoas se acostumam com o problema e passam a achar que a vida é assim, e que isso é normal.

Existem diversas causas que podem provocar irritabilidade e descontrole emocional; muitas vezes a causa está no mau funcionamento do cérebro, e do estado emocional que a pessoa se encontra por conseqüência das escolhas e pensamentos que ela tem sobre a vida.

Quando pensamos e agimos de forma irritada recebemos vários feedbacks, respostas e estímulos de outras pessoas por conseqüência de nossos atos e isso pode se tornar uma bola de neve negativa.
O que causa irritação? Quais as causas?
Entretanto, normalmente as pessoas que manifestam irritação relatam que os fatores externos são predominantemente os responsáveis por esse sentimento negativo.
Acontecimentos como transito, espera, imprevistos são os vilões da causa da explosão.
A pessoa tende a reagir não só pelo problema do momento em si, mas revive, trás uma seria de sensações negativas passadas e "super valoriza" o negativo, agindo e pensamento dentro desse contexto exagerado e sobressaltado de emoções.
Outras doenças associadas:
Depressão, ansiedade, comportamento compulsivo, e outras questões emocionais quando associados vão piorar os sintomas da irritação. Por isso, a avaliação para um diagnostico de um profissional é fundamental, bem como um tratamento adequado são fortemente recomendados.
Você interagindo com os outros:
Os acontecimentos em si não são justificativas para um ato grosseiro ou mesmo irritado. Na verdade, não são os outros que nos irritam, mas nos que nos irritamos e nos incomodados com as pessoas e situações a nossa volta. O controle está em nossas mãos, cada um pode fazer diferente com novas ferramentas emocionais e atitudes.

Lembre-se "As pessoas sempre fazem o melhor que podem, segundo seus recursos disponíveis em cada momento." Assim como você faz seu melhor no momento, as outras pessoas também. E a partir da aceitação disso, você pode buscar melhoria, um estado de melhor resultado e qualidade naquilo que você quer.

Todos fazem o que podem, com as informações que dispõem no momento. Depois que o tempo passou é mais fácil ver e refletir sobre o que passou, mas não se pode aplicar essa percepção injustamente, pois agimos segundo o presente. Por isso, todo e qualquer julgamento pode ocorrer distorções, generalizações, equívocos e por isso, as atitudes podem dar margem para interpretação impensada e errada."



*Dicas para um processo de cura para melhorar e se acalmar, quando você percebe que está em uma fase onde é fácil perder o controle:

Fatores que sao muito importantes:

1-O relaxamento físico e mental, através de respiração e concentração.
2- Desviar o pensamento.
3-Exercitar o silêncio ( o mais importante).

Alem disso, alguns habitos alimentares podem ajudar e muito:


1 – Procure alimentar-se com fontes produtoras de nutrientes importantes que participam da produção dos neurotransmissores:

Fontes de Triptofano: leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, carnes magras, peixes, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados.

Fontes de Carboidratos: pães e cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, legumes, frutas e mel.

2 – Faça uma avaliação bioenergética para verificar e controlar os níveis de bioeletricidade em seu organismo, melhorando a comunicação neuronal e facilitando a produção de serotonina.

Mais sobre o assunto no site



Fontes:(http://rius.com.br/medicina-e-saude/15788-oscilacoes-de-humor-irritacao-pode-gerar-descontrole-emocional) (http://noticias.r7.com/videos) (http://www.institutomedeiros.com.br/impa/publier4.0/texto.asp?id=198) Foto: http://esquizofrenie.blogspot.com/2009_07_01_archive.html