TRANSLATE / Select Language :

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Aroma de jasmim ajuda a melhorar a qualidade do sono



As minhas meninas dos olhos no meu jardim são o meu peh de malva, meus vasos de lavanda e meu peh de jasmim. Este então, fica de cara para a minha janela do quarto, o qual fica naturalmente aromatizado quando estah florido. Nas minhas consultas de paisagismo, onde uma coisa leva a outra, descobri esse site bem interessante, com fatos que ateh então, eu ainda desconhecia sobre o jasmim. Repassando: 


"As pessoas que dormem num ambiente envolto pelo perfume tranquilizante do jasmim podem ter um sono mais restaurador, sugerem os resultados de uma pesquisa recente.

A equipe de Bryan Raudenbush, da Universidade Jesuíta de Wheeling, na Virgínia Ocidental, descobriu que as pessoas que passaram a noite em quartos com aroma de jasmim pareceram ter um sono mais calmo e relataram apresentar um estado de alerta maior na tarde do dia seguinte do que quando dormiram num quarto inodoro ou com perfume de lavanda.

"Percebemos que os participantes permaneciam deitados e não estavam agitados nem se reviravam", disse Raudenbush à Reuters Health, acerca das noites em que as pessoas dormiram num quarto com perfume de jasmim.

O tipo de aroma realmente faz diferença, completou Raudenbush. O jasmim facilitou mais o sono do que a ausência de perfume ou o odor de lavanda, que também é agradável, comentou o pesquisador. "Isso mostra que esse resultado não decorre apenas da aplicação de um odor agradável. Deve haver algo específico em cada odor."

Segundo o pesquisador, a intenção do estudo era investigar algumas crenças subjacentes à aromoterapia, prática terapêutica usada desde 3000 a.C. que se baseia no tratamento de pacientes com óleos extraídos de plantas. Pesquisas anteriores haviam sugerido que o jasmim e a lavanda podem ajudar as pessoas a relaxar e se sentir menos ansiosas, além de melhorar a disposição.(...)


Esses resultados sugerem que dormir num ambiente com aroma de jasmim proporciona um sono mais restaurador, o que permite às pessoas acordar mais revigoradas e alertas do que dormir uma mesma quantidade de horas em outras noites, explicou o coordenador do estudo.

Os participantes relataram ainda se sentir mais atentos durante o período da tarde do dia seguinte após dormir num quarto com aroma de jasmim do que nas demais noites.

A lavanda também pareceu melhorar o sono e o estado de alerta no período da tarde, mas os benefícios não foram tão notáveis quanto os proporcionados pelo jasmim, comentou Raudenbush.

Os motivos por que determinados perfumes produzem mudanças físicas ainda não são conhecidos. O coordenador da pesquisa sugere, porém, que o jasmim parece ajudar a melhorar o humor das pessoas, o que pode induzir mudanças físicas no organismo.

Como a maioria das pessoas provavelmente não pode borrifar essência de jasmim nos seus quartos durante a noite, o pesquisador disse que há maneiras mais fáceis de obter os benefícios do perfume. Muitos produtos contêm jasmim, e um banho com um sabonete com aroma de jasmim antes de dormir ou colocação estratégica de flores de jasmim pela casa podem auxiliar o sono."

Mais detalhes no site

Fonte:Reuters Health
(img net )

Tainha assada na Folha de Bananeira



INGREDIENTES

PASSO A PASSO

  1. limpe o peixe, retirando todas as escamas, corte-o pelas costas e remova as viceras, tempere o peixe com sal e limão e deixe descansar por 1 hora na geladeira. em um recipiente , misture todos os ingredientes do recheio, até formar um molho espesso, retire o peixe da geladeira, passe azeite dentro do peixe, coloque o molho e recheie. amarre bem com um barbante, pegue uma folha de bananeira, limpe-a e coloque na chama do fogão até amolecer,(cuidado para não queimar), passe azeite na folha, enrole nela o peixe enrolando as pontas da folha para não vazar, coloque sobre uma telha, e leve ao forno em temperatura alta, por aproximadamente, 40 minutos. observe se a folha está bem tostada, retire do forno, corte a folha de bananeira, o barbante e sirva.
  2. obs: se preferir pode trocar esse recheio por uma farofinha feita com camarão, legumes, ou outra farofinha, se não tiver a folha de bananeira nem a telha, pode assar embrulhada em papel aluminio, o peixe vai ficar uma delicia.


Fonte:http://www.receitaculo.com/receita/7468/

Warrior II - Virabhadrasana II

É chamado de Guerreiro, em referência ao guerreiro feroz, uma encarnação de Shiva.
Esta postura fortalece suas pernas, costas, ombros e braços, a construção de resistência. Ela abre seus quadris e no peito, e melhora o equilíbrio.

Passo a passo:

PASSO 1:
Comece com o Pose da montanha.


PASSO 2:
Ir de modo que seus pés estão em torno
de quatro metros de distância.


PASSO 3:
Levante ambos os braços paralelos ao chão.

Vire a cabeça para a esquerda.

PASSO 4:
Transforme seu pé esquerdo 90 graus p/ a esquerda
e dobre o joelho esquerdo.
Mantenha os quadris no mesmo ângulo (180 graus),
como para os braços.

Permaneça nesta posição por 30 segs a um minuto.



Mais detalhe e outros asanas no site




Fontes: http://www.abc-of-yoga.com
(imgs Google)

Bolinhos Práticos e Gostosos de Aveia


Peguei essa receitinha no blog Receitas da Romy e modifiquei pouquíssima coisa e ficou uma delicia!

Em um liquidificador bata :
150g de flocos de aveia
100 g de açúcar(eu juntei 80gr)
100g de farinha de trigo
100g de margarina derretida
2 ovos

Coloque em forminhas, polvilhe com canela e leve ao forno a uns 180ºC até dourar bem.
Prontas para o lanche! =D




Ioga diminui os níveis de ansiedade e depressão, indica estudo da Unifesp

Busquei esse artigo e achei interessante postar esse estudo sobre beneficios do Yoga ( ou ioga). Com certeza, uma boa opção não apenas para o corpo, como tb para a mente e para o espírito ;)




"A ioga pode melhorar o humor e diminuir os sintomas da depressão ou de transtornos de ansiedade, indica uma nova pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O objetivo do estudo foi verificar a eficácia da ioga como recurso terapêutico no ambiente de trabalho e se poderia ser indicada como terapia complementar em tratamentos psicológicos ou psiquiátricos.

O resultado indica que a prática pode melhorar a qualidade de vida e a produtividade dos funcionários. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o estresse piora a saúde de 60% dos executivos nas grandes empresas e afeta 90% dos adultos em todo o mundo.

O cálculo da amostra foi realizado partindo de um projeto piloto contendo 15 indivíduos de um grupo experimental de uma empresa e 15 no grupo de controle (que não realizou a prática). Entre os diversos resultados obtidos, constatou-se que 68% dos indivíduos do grupo da ioga apresentavam índice mínimo de depressão, enquanto no grupo que não pratica apenas 39% apresentaram tal melhora. Outro dado importante foi o grau de ansiedade do grupo de ioga que apresentou grau mínimo de ansiedade (76%), sendo que os indivíduos do grupo de controle apresentaram apenas 7%.

- A ioga incentiva os praticantes a tomarem consciência de seu corpo e de suas tensões através de posturas físicas. Além disso, por focar o autoconhecimento, concentração e meditação, sua prática também pode contribuir para facilitar a autoconfiança e um sentimento pessoal de maior senso de controle e qualidade de vida - afirma Dr. Ricardo Monezi Julião de Oliveira, professor do curso de pós graduação em Medicina Comportamental, do departamento de Psicobiologia da Unifesp."

Fonte:Arquivo Jornal O Globo
Publicada em 08/10/2009
Fotografia: Ana Grillo















Fonte: Arquivo Jornal O Globo
Publicada em 08/10/2009