TRANSLATE / Select Language :

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Segredos da Alfazema...


"O espírito do aroma da alfazema, ativa o mecanismo de autocura..."



A alfazema eh sedativa, equilibradora, digestiva, anti-reumatica, anti-inflamatoria, anti-septica, cicatrizante, relaxante, redutora da fadiga, sedativa, balsamica e inseticida.


Na aromaterapia, o  banho com o seu oleo essencial eh um otimo relaxante e excelente contra a insonia. Pode pingar 5 gotinha do oleo no canto do box e inalar durante o banho ou, em caso de banheira, 10 gotinhas . Para ajudar a dormir melhor, também pode pingar 1 gotinha no travesseiro. Agora, atenção,nao usar esse oleo durante a gravidez.


Para obter a essência de alfazema, apanham-se os raminhos com flores quando elas começam a florescer, que eh  precisamente quando emanam um perfume mais forte e pendure-os para secar na sombra. As espigas com flor também podem secar em gavetas abertas.
Outras ideias: Fazer saquinhos( aqueles de sache) para as gavetas , pois ajuda também, a espantar traças. Fazer almofadas e poutporris(afasta insetos).
A infusão das flores aplicada tanto no couro cabeludo, como no pelo do animal protege de parasitas. Moscas e mosquitos também nao gostam do cheiro da alfazema.


Alem de tudo isso, tambem pode ser usada em receitas como essa:
Diferencas entre a Lavanda e a Alfazema:


As duas sao da mesma familia, trata-se da mesma planta. Existem mínimas diferenças quanto a especie, e ateh mesmo o solo em que sao plantadas influencia o perfume final. O nome lavanda vem do latim 'lavare' e alfazema vem do árabe, mas ambas designam as mesmas flores, que dao origem a um oleo essencial amarelado. 


Dentre as mais conhecidas espécies estao: 


Lavandula angustifolia- considerada a verdadeira, encontrada em estado selvagem na região de Provence(sul da França). Eh considerado, o oleo essencial mais refinado e de melhor qualidade.


Lavandula dentata- eh a lavanda inglesa, com aroma um pouco mais herbacio que a francesa.


Lavandula latifolia- eh a nossa alfazema, se diferencia pelo aroma com toque canforado.


Lavandula intermedia ou Lavandin- eh um hibrido entre a lavanda verdadeira e a alfazema. Muito popular na industria pela producao excepcional de oleo, embora com menor qualidade olfativa.







Fontes: 
Herbario Aquilea -Cotia/SP
http://www.loja.jardicentro.pt/product_info.php?products_id=164
http://wwwresenhasdebeaute.blogspot.com/2010/05/lavanda-x-alfazema.html