TRANSLATE / Select Language :

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Bach e a Lição das Flores

 As flores curadoras são aquelas que receberam o poder de nos ajudar a preservar nossa personalidade.( Dr. Edward Bach)


Segundo estudos do Dr.Edward Bach, cada flor curadora,pode corresponder a um propósito positivo equilibrando emoções  e mente  Colhi e reuni aqui, alguns florais e seus propósitos:


 Cherry Plum: É uma árvore pequena, cujas flores brancas nascem diretamente de sua madeira marrom-escura assim que o inverno ameniza e aprecem os primeiros dias de primavera, como se anunciasse um retorno à vida, irradiando uma pureza suave e imprimindo na alma paz e calma... Auxilia a apreender confiança, equilíbrio e a manter a calma.


 Honeysuckle( madressilva): uma planta trepadeira, com flores de cor encarnada, usadas em ornamentação, chamando a atenção para o agora e, como toda planta trepadeira, fazendo uma ligação. Neste caso, com a capacidade para fazer mudança, para fazer vínculos com o presente e com coragem de se separar do passado. Indicada para aquele que vive no passado, com lembranças felizes ou desejos não realizados.


 Wild Rose: uma roseira selvagem, que gosta do Sol. Como toda rosácea, tem raízes firmemente ligadas à terra, significando a conexão com as coisas terrenas, o ancoramento com o presente. Possui espinhos e uma flor bela e delicada como a transmitir que, apesar dos espinhos da vida, existe sempre o belo a ser usufruído.


 Walnut: é uma árvore de 30 metros que produz um óleo volátil, que tem a capacidade de espantar pássaros, insetos. Simboliza uma proteção que se necessita quando a influência do meio ambiente é desfavorável para o seu equilíbrio, quando está se passando por uma fase de mudança ou transição.


 Larch: uma árvore com ar abatido na estação do outono. Cresce de modo rápido e forte, dirigindo-se sempre para cima, embora os galhos se curvem demonstrando certa hesitação em crescer. Tem origem na vegetação da tundra, em que as condições de existência são difíceis. O sentimento de hesitação do seu crescimento e a demonstração de força, resistência para ultrapassar os obstáculos mostra que é um floral para trabalhar a falta de autoconfiança e resgatar o sentimento de que tem capacidade de enfrentar situações difíceis.


 Sweet Chestnut: é uma árvore forte e poderosa, vive mais de cem anos: é capaz de brotar até de um tronco velho. Sua floração é uma explosão de cores. É um floral que dá esperança, força ao espírito, resgata a energia Yang.


 Oak: O carvalho é uma árvore da floresta nativa da Inglaterra; é a árvore sagrada dos druidas. Sua madeira era usada na construção da real armada inglesa e de catedrais. Fornecendo alimento a vários animais, utilizada como abrigo por outros, existe um verdadeiro sistema ecológico em torno do carvalho. Para pessoas que trabalham excessivamente para proteger e muitas vezes sustentar os outros, negligenciando a própria saúde.


Artigo na íntegra


Instituto Bach

Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima (Superando decepções )

'Assumir os riscos , esquecer as quedas...'



Decepção
s. f.
Ilusão perdida.
Desapontamento.
Malogro de uma esperança.
Desilusão.

Vamos sacudir essa poeira ;)

Itens relevantes:

-Assumir responsabilidades por seus atos e palavras.
-Acreditar-se
-Prestar atenção em ditados do tipo: "Deve-se sondar um lago antes de mergulhar nele." :)


"Temos que analisar as atitudes alheias e policiarmos a nunca esperarmos das pessoas aquilo que elas não conseguem nos dar. Depois das várias lições e reflexões que realizei,  pude perceber, acredite: era eu mesmo quem me feria. Nunca foram as pessoas. Elas, na realidade, nunca me prometeram nada. Eu é que esperava mais delas."()


'A impulsividade pode ser inimiga impiedosa do amor(Dra. Thais Oliveira)
'Decepção Também Passa '










Um artigo super interessante também : ILUSÃO' (Dr. Paulo Valzacchi)

"Somos nós mesmos que nos iludimos, por querer que as criaturas dêem o que não podem e ajam como imaginamos que devam agir (Perceba isso no seu cotidiano).

Constantemente criamos fantasias em nossa mente, bloqueamos a nossa consciência e recusamos a aceitar a verdade.

Usamos os mais diversos mecanismos de defesa, seja de forma consciente, seja de forma inconsciente, para evitar ou reduzir os eventos, as coisas ou os fatos de nossa vida que nós não admitimos.

Quanto mais sonhos ilógicos, mais cresce a luta para materializá-los, levando a criatura humana a ser prisioneira desse círculo vicioso e assim a sofrer mais e a ter novas decepções.

Um exemplo clássico de ilusão é a tendência de certas pessoas em querer fazer tudo com perfeição, aliás, querer ser o modelo perfeito, isto é reflexo de sua incapacidade de aceitar a si próprio, as suas limitações e pior querem que os outros sejam aquilo que ele almeja ser, principalmente os filhos.

A sensação de que podemos controlar a vida de parentes e amigos é outra freqüente ilusão, e nem sempre é fácil diferenciar a ilusão de controlar e a realidade de amar e compreender, pois se assim o fizermos teremos companheiros fiéis, mas jamais por carinho e prazer.

A ilusão dos príncipes encantados salvando as donzelas são úteis desde que não se transformem em ilusórias bases de existência, principalmente nos relacionamentos.

Estamos na Terra para aprender a não negar fatos preciosos que nos ajudem a perceber a grandiosidade da Vida em favor de nosso crescimento espiritual, a ilusão é a negação.

No íntimo somos as nossas crenças plantadas por pais, educadores, parentes e sociedade, que nos conservam a ilusão da posse material como forma de objetivo de se ter à felicidade, como o poder e a fama que garante o amor, ou a força bruta que nos protege da possível agressão, ou da prática sexual que nos dá a integra gratificação da vida.

Pura ilusão!

Muitas pessoas procuram o controle emocional e censuram as suas emoções, porém desconhecem que esta censura desequilibra a própria natureza humana.
Não sentir é viver em ilusão, distanciando-se do verdadeiro significado da vida.
Por isso é mais importante para evolução de nossa espiritualidade acreditar naquilo que se sente do que nas palavras que se ouvem, portanto evoluir é equilibrar-se emocionalmente, reeducar a mente, buscar libertar-se das algemas dos velhos conceitos, transformar-se interiormente e assim definir novos rumos para se libertar.
É tarde para se começar? Não, jamais é tarde para qualquer investimento para si mesmo.

Por onde começar? Pela sua casa de ferramentas, sim o nosso lar, onde todas as ferramentas para nossa evolução estão disponíveis.
 Como? Abra os olhos, seja menos duro, mais amoroso, mais flexível, mais compreensível, menos intolerante, escute, mais harmonioso, não exija, conquiste, elogie mais, perceba, e diante das situações mais difíceis, pondere o seu jeito de agir e assim a ilusão se dissolverá."

Bom, relembrando pra quem jah sabe ou repassando pra quem desconhece:

Alecrim (Rosmarinus officinalis) 
Planeta regente: Sol
"Alecrim é ótimo para trazer o ânimo de volta. Está ligado a fidelidade, amor, lembranças felizes.O cheiro de alecrim mantém a pessoa alegre" 

Entao, depois de tudo isso, nada melhor que usa-la mais no tempero e ateh mesmo, um bom banho com o energizante alecrim dos ombros p/ baixo e registrar decepções como ensinamentos de vida , concentrar no que te faz feliz e bola pra frente. Nao deixar de lembrar, que as vezes existem coisas, que descobrimos mais tarde que foi melhor nao ter sido e apenas parte  de um ciclo necessário  ;)







"A felicidade é uma árvore cujas raízes estão dentro de nós mesmos; apenas suas folhas dependem das coisas exteriores." 



Fontes:Google; http://www.autoconhecimento.valzacchi.com.br/artigo6.htm;http://www.misteriosantigos.com/ervas.htm
Imgs: Tumblr