TRANSLATE / Select Language :

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O Solsticio de inverno e o Panetone...

                                       

A Origem do Panetone...

'O panetone é a iguaria tradicional do Natal na Lombardia, sendo um pão doce recheado de frutas secas (passas de uvas e frutas cristalizadas tais como damasco, laranja, limão, figo e maçã) e com fragrância de baunilha, tendo uma consistência macia resultado do processo de fermentação natural. A sua origem permanece um mistério, que várias lendas tentam explicar sem explicar coisa alguma excepto o seguinte: o panetone tem origem em Milão.
Sabe-se que o panetone também existe noutras partes de Itália e até de França, mas invariavelmente afirma-se que a sua origem é Milão. Esta palavra panetone deriva daquela outra italiana panetto, indicando um pão de forma pequena. O sufixo italianoum que se pronuncia one, mudou o sentido para “pão grande”.
Quando Milão se chamava Mediolano e fora fundada pelos ínsubres celtas por volta do ano 600 a. C., estes por altura do Solstício de Inverno nas proximidades do que viria a ser o Natal dos cristãos, celebravam o renascimento do Sol então recolhido sob o manto invernoso da Natureza, evocando o seu reaparecimento para que propiciasse boas sementeiras, por norma começando em Janeiro e inícios de Fevereiro. Esta celebração celta chamava-se Midwinter  e foi a primeira festa sazonal comemorada pelas tribos neolíticas do Norte da Europa. Durante esse festejo os druidas, que eram os sacerdotes da religião celta, ofereciam entre si e depois ao povo um pão doce feito de cevada recheado de maçãs e uvas, que era o principal alimento sagrado do  Meitheamh (solsticio de inverno) '. Acompanhavam-no com uma bebida de fermento de cevada (que veio a dar na atual cerveja, cuja base de fabricação é a cevada) adocicada com mel de abelhas que, há falta de designação apropriada, actualmente alguns folcloristas dum pretenso e ingénuo “neopaganismo” urbano chamam inapropriadamente “hidromel”, mas nada tem a ver com este que, dentre outros elementos, comporta mel e cidra.' (Fonte: http://www.deldebbio.com.br/2011/10/21/milao-sagrado-e-a-origem-do-panetone/)





Curiosidades sobre o Panetone:

O panetone é um alimento rico em carboidrato, nutriente que fornece energia para o desempenho das atividades físicas e mentais do organismo. Mas, quem se preocupa em manter a forma, leia o item abaixo.

O tradicional panettone Bauducco de frutas cristalizadas possui 280 calorias a cada fatia. Uma diferença de 74 calorias em comparação com o chocottone tradicional. OO

- O maior panetone do mundo foi feito no Brasil em 2009,ele pesava 346,4 kg;

Neste ano,a Bolivia produziu um panetone de coca.



Receita: 
(  http://tudogostoso.uol.com.br/receita/2679-panetone.html)








Ingredientes:
  • 1 Kg de farinha de trigo
  • 100 g de fermento biológico
  • 200 g de manteiga
  • 200 g de açúcar
  • 15 g de mel
  • 8 gemas
  • 10 g de sal
  • 250 g de frutas cristalizadas
  • 150 g de uvas passas embebidas no rum
  • 1 pitada de vanilina ou aroma de baunilha
  • raspas e suco de laranja
  • água até dar o ponto

Modo de Preparo:
  1. Numa vasilha, misture 100 g de farinha, o fermento e um pouco de água
  2. Fica com aparência de esponja
  3. Deixe descansar por 15 minutos e depois adicione o restante dos ingredientes, colocando as frutas cristalizadas e as uvas sempre por último e faça uma massa bem macia
  4. Deixe descansar, coberta por um pano, durante 20 minutos e em seguida, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar novamente até quase atingir o dobro
  5. Leve para assar numa assadeira ou em forma de papel, colocando num forno aquecido a uma temperatura média de 180 graus.

  •  Voilà ! 
  • Bon Appétit !!!


Outras fontes:
http://the-fantastic-place.blogspot.com.br/2011/12/5-curiosidades-sobre-o-panetone.html;http://tudonahora.uol.com.br/noticia/curiosidades/2011/12/24/167435/sabe-quanto-tem-de-caloria-uma-fatia-de-panetone-veja-a-lista; img:net



Solstício de Inverno





As folhas caem e como um ultimo desejo, dançam no ar embaladas pelo canto do vento ... 
E a chuva se anuncia consagrando o ato, molhando caminhos de folhas caidas em que se caminha a lentos passos.
Despertando o aroma das folhas molhadas e o silencio do sono da vida...
Ouvindo-se apenas o canto  mensageiro dos pássaros. 






O Solstício de Inverno - em irlandês :Meán Geimhridh ou "midwinter" ( Meitheamh  em gaelico), é um evento astronômico que ocorre quando a inclinação da Terra está mais distante do sol. Este é o mais curto dia do ano. Inicio do ciclo de dias mais escuros.

Ocorre normalmente por volta do dia 21 de junho no hemisferio sul e 22 de dezembro no hemisferio norte. Datas de grande importância para diversas culturas antigas, que de um modo geral a associavam simbolicamente a aspectos como o nascimento ou renascimento." (wikipedia) Para os celtas, o renascimento e, eh celebrado como todos os seus festivais, com musica, descontração, agradecimentos, reflexões e partilhando banquetes com vinho, suco, cereais, frutas e bolos. Sintonizando assim, com a vida, com a natureza e com as forças divinas que nela existem. 'Este dia também é chamado Alban Arthuan (A Luz de Arthur), na tradição druida. '


Tempo para recolhimento, introspecção e silêncio... Periodo de se proteger, se fortalecer,  de reencontrarmos nossas esperanças, de se trabalhar, descobrir a criança interior e assim, renascermos mais fortes. Momento mais que propicio de repensar sobre o que realmente deseja para sua vida ou o que deseja fora dela. Tempos de se libertar  e descobrir  que apesar de todas as dificuldades, devemos sempre confiar em nossa própria luz interior. Também, é momento de histórias em casa, de lareira, comida e companhia, com mais reuniões e união com a família. #ficadica 



E, jah que citei os banquetes, aih vao algumas dicas boas que achei e trouxe do blog Quatro Ventos 
(Sao receitas gostosas, que podem ser preparadas para hj a noite (noite do solstício) ou durante o inverno, alem dos conhecidos caldos e cremes :





Torta de Maçã com Canela

Ingredientes: 

4 maças fatiadas
1 colher de chá de canela em pó
1 xícara de chá de uva passas aferventadas e escorridas
1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
3/4 de xícara de chá de manteiga ou margarina derretida
4 ovos batidos

Modo de preparo:

1. Distribua as maçãs em um refratário e polvilhe-as com canela
2. Distribua as uvas passas e reserve
3. Em uma tigela misture a farinha, o açúcar e o fermento, todos peneirados e espalhe sobre as maçãs, canela e uva passas no refratário
4. Despeje a manteiga às colheradas sobre os ingredientes no refratário
5. Faça furos com um garfo e regue os ingredientes do refratário com os ovos
6. Leve ao forno pré-aquecido, por mais ou menos 20 minutos ou até dourar
7. Desenforme e sirva

DICAS:
Se preferir mais doce ao invés de usar 1/2 xícara (chá) de açúcar, use 1 xícara.
Se preferir, pode usar banana nanica ao invés de maçãs.
As maçãs podem ser descascadas ou com cascas.



Doce de Pêra 
 Voce pode escolher servir quente no Solstício de Inverno e gelado no Solstício de Verão. A dica é colocar uma calda de chocolate quente ou então, no verão, sorvete de creme como acompanhamento do doce.

Ingredientes: 

01 kg de pera
1.½ copo de açúcar
1 xícara de café de vinho tinto

Modo de preparo: 

Leve a pêra e os demais ingredientes à panela de pressão. Feche-a e leve ao fogo. Após o chiado da panela, marque 03 minutos e desligue. Abra a panela somente no dia seguinte!!! Este doce também é delicioso e se desejar guardá-lo por mais tempo siga o processo de esterilização de vidros e o processamento da compota, para ter compota por bastante tempo.

Para a cobertura de chocolate (acompanhamento), você vai precisar de:

350 gr de chocolate meio amargo
01 lata de creme de leite (sem soro)
03 colheres de sopa de rum ou outra bebida similar

Leve tudo ao fogo (em banho maria) mexendo sempre até obter um molho suave. •Sirva quente ou morno sobre as pêras bem geladas.



Vinho quente 
Essa é ótima para aquecer nesse friozinho... Uma boa pedida !

Ingredientes: 

1 copo de açúcar
Canela em rama
Cravo
1 litro de vinho tinto
1/2 litro de água
1/2 maçã (verde ou vermelha) descascada e cortada em fatias

Modo de preparo: 

1. Queime a metade do açúcar com o cravo e a canela
2. Acrescente o vinho, já misturado com a água
3. Junte a maçã e o açúcar restante
4. Deixe cozinhar um pouco e sirva bem quente



 Outras dicas: 

Arroz com Frango e Ervilhas (http://clima65.blogspot.com.br/)


Com um vinhozinho, uma sobremesa gostosa. É tudo de bom!

Quando não tenho muito tempo para ficar na cozinha e estou com pressa faço esta receita. É minha, é como eu gosto de fazer.


Ingredientes:

1 cebola picada
1 pimentão picado
2 xícaras de frango cozido e desfiado
1 1/2 xícara de arroz integral
4 a 5 colheres sopa de massa de tomate
2 xícaras de caldo de frango
3 xícaras de água
sal e pimenta-do-reino a gosto
3oo g de ervilhas
Salsa picada (opcional)
Ovos picados (opcional)


Modo de Preparar:

Dourar a cebola e o pimentão em um pouco de óleo. Acrescentar o frango e o arroz e refogar um pouco. Acrescentar a massa de tomate, o caldo de frango e a água e misturar bem. Temperar com sal e pimenta. Deixar cozinhando em fogo baixo por cerca de 40 minutos ou até que o líquido esteja quase todo absorvido. Acrescentar as ervilhas temperadas com um pouco de sal e encorporar ao arroz. Cozinhar por mais alguns minutos e desligar. Servir em seguida. Se desejar, a parte, oferecer salsinha picada e ovos picados para salpicar sobre o prato.

Pão Integral Leve


"Receita do livro " Artisan Bread in Five Minutes a Day". É uma versão mais leve do Pão 100% Integral, pois mistura a farinha de trigo integral e a farinha de trigo branca. "


Rendimento: 4 pães de 500 g. Pode ser dobrada ou divida.

xícara medidora: 240 ml


Ingredientes:

3 xícaras de água morna
1 1/2 colher sopa de fermento biológico granulado (2 pacotes de 7 g)
1 1/2 colher sopa de kosher salt ou outro sal grosso
1 xícara de farinha de trigo integral
5 1/2 xícaras de farinha de trigo
Farinha de milho para polvilhar



Modo de Preparar:


Colocar todos os ingredientes, independente de ordem, numa vasilha plástica grande, que tenha uma tampa simples, sem ser hemética. Misturar bem os ingredientes com uma colher. Certifique-se de que não fique nenhum grumo seco de farinha. A massa deve ficar úmida.

Deixar repousar por duas horas em cima do balcão da cozinha, devidamente coberta. Ela vai dobrar de tamanho, por isso deve-se usar uma vasilha grande o suficiente para comportar o crescimento da massa.

Depois deste período modelar os pães no formato desejado, polvilhando um pouco de farinha, mas manuseando o mínimo de tempo possível para evitar perder as bolhas de ar formadas pela fermentação. Confira no vídeo a maneira de moldar os pães. Colocar os pães moldados num tabuleiro polvilhado com farinha de milho. Deixar descansando por cerca de 40 minutos. Não precisa cobrir.

Vinte minutos antes de assar, ligar o forno e pré-aquecer a 232ºC (450ºF). Colocar uma vasilha com água dentro do forno para criar vapor enquanto o pão é assado.

Polvilhar os pães com um pouco de farinha e fazer cortes na massa com uma faca de serra, utilizando o padrão que preferir. Em geral, faço uma cruz no meio.

Assar por 30 minutos ou até que os pães apresentem uma casca grossa, firme e douradinha. Esfriar os pães sobre uma grade.


Batatas assadas recheadas (http://saboresereceitasval.blogspot.com.br)



Ingredientes:Escolha as batatas de formato bonito, de tamanho grande. Escove bem. Seque-as e pincele levemente com margarina ou manteiga. Fure as batatas com garfo. Depois enrole-as em papel alumínio e leve ao forno por mais ou menos uma hora ou até que estejam macias. Retire-as do forno. Tire o papel alumínio e corte-as ao meio.
Acrescente os seguinte ingredientes para 6 batatas:

2 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de frango desfiado e temperado (misturado com uma caixinha de 200 ml de creme de leite, se desejar)
salsinha picada
queijo cheddar

Pegue as batatas e raspe um pouco do miolo e misture ao recheio. Depois recheie cada batata igualmente e por cima de tudo coloque o queijo cheddar e a batata palha. Sirva quente com outros acompanhamentos.



*Links com outras ideias :  

Panetone e sua ligação com o solsticio de inverno.

Pão de Maçã com Passas =)

Costelinhas caramelizadas (essa fiz, aprovei e me lambuzei! )                            
Bolinhos de Aveia ( tb adorei e os meus, levei ao forno em forminhas untadas de empadinha fica mais bonito ) 


                Um abençoado 'Meitheamh'!!!

     
                               Musica: 'Sonho de uma noite de inverno.'
                          (Loreena Mckennittcantora , compositora, pianista e harpista canadense)
                               

                                              =)





Fontes: 
http://clima65.blogspot.com.br/
Wikipedia; 
YouTube;
Templo de avalon(http://www.templodeavalon.com/modules/mastop_publish/?tac=Celebra%E7%F5es_Solares)
img:net