TRANSLATE / Select Language :

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Dieta detox - desintoxique seu organismo


Foleando uma revista no salão de beleza, dei com uma tal de dieta detox e torci o nariz, mesmo se precisasse emagrecer, eu não mudaria de opinião, sou desconfiada e por isso, nunca fui ou seria chegada a fórmulas ditas 'milagrosas'. Deixando de lado o título sensacionalista da revista, tipo emagreça em tantos dias, lendo melhor o artigo, pude entender um pouco e me interessei. A noite, pude pesquisar mais e a-mei! a tal dieta emagrecedora é na verdade uma dieta desintoxicante e um dos métodos mais eficientes para limpar o organismo, eliminar toxinas e dar aquele 'up', há claro e até diminuir uns quilinhos,para quem almeja perder os extras.  Resolvi repassar aqui algumas coisas do que busquei, vamos lá.


Dieta detox deve ser personalizada, mas é possível incluir alimentos desintoxicantes no cardápio

"A pessoa precisa passar por um exame bioquímico e de rastreamento metabólico para identificar o que ela precisa comer e quais nutrientes estão em falta no organismo", explica a nutricionista funcional Luciana Harfenist. Preocupada com a "moda" de seguir dietas "padrão", a profissional destaca que os motivos para buscar uma dieta detox não precisam envolver apenas a perda de peso. "Quem está com muita acne, celulite, vai muito ao banheiro também pode resolver essas questões com uma alimentação correta", conta.
"Atualmente, por conta da vida sedentária, da falta de exercícios físicos e da alimentação desequilibrada, com consumo aumentado de produtos industrializados, nossos mecanismos precisam de limpeza. O objetivo principal desta dieta é fazer que essas toxinas tornem-se hidrossolúveis, para que sejam eliminadas por meio da urina, bile, suor e lágrimas", explica Elaine de Pádua, nutricionista da Clínica DNA Nutri (SP), ao corpoacorpo.uol.com.br.
Na mesma fonte, a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP), explica que os sintomas de um organismo intoxicado podem ser físicos e mentais, tais como: "Cansaço, sono durante o dia, falta de concentração, má digestão, mau funcionamento intestinal, enfraquecimento do sistema imunológico, alergias, inchaço, dificuldade de perda de peso, irregularidades do ciclo menstrual, entre tantos outros problemas".
O segredo do cardápio da dieta detox é simples: retirar todos os alimentos industrializados e com corante. Portanto, nada de refrigerante, bebidas alcoólicas e qualquer alimento com edulcorantes em sua composição. "Tudo que é artificial sobrecarrega o fígado, ele é o órgão responsável por eliminar essas substâncias artificiais que o corpo não consegue metabolizar", destaca Harfenist.
No lugar destes alimentos prejudiciais à saúde entram os naturais, vegetais e orgânicos. "São priorizados os grãos com complexo B, que são fibras que ajudam a limpar o intestino e estimular a produção das bactérias importantes para a saúde do intestino. Eles também contribuem com o processo de detox", afirma.
Na primeira etapa, a proteína animal é retirada, mas depois reintroduzida com algumas ressalvas. "O ideal é a pessoa comer apenas carne de gado que tenha sido alimentado com comidas orgânicas, mas também pode consumir frangos e peixes", destaca Harfenist. No entanto, o ideal é preferir peixes menores que são menos contamináveis pelo ambiente. "Atum ou salmão, por exemplo, são contaminados por muitos metais pesados que não fazem bem à saúde", ressalta.

De acordo com Harfenist, são preciso apenas três semanas para que o corpo fique desintoxicado, mas depois ocorre uma manutenção para seguir mantendo o organismo mais limpo e leve. "Depois desse período é feito uma reavaliação com os pacientes para saber se a enxaqueca passou, se o sono e a TPM melhoraram, pois todos esses fatores estão relacionados com a alimentação", exemplifica.

Ainda que não seja possível elaborar uma dieta desintoxicante que possa servir para diferentes pacientes, Harfenist afirma que existem alimentos com propriedades detox que podem ser consumidos por qualquer pessoa e que ajudam no processo. Conheça AQUI alguns deles.

"Na verdade, o método não tem como objetivo o emagrecimento - esse benefício é consequência. Ele foi criado para ‘varrer’ as toxinas do organismo, sobretudo no fígado, onde elas mais se depositam, e no intestino, que muitas vezes perde sua capacidade de absorção com o acúmulo dessas substâncias", explica ainda Flávia Cyfer, nutricionista funcional (RJ), ao mdemulher.abril.com.br, que nos passa um exemplo de um cardápio detox para 1 semana:


Segunda-feira




· Café da manhã: Suco de maçã + couve + gengibre
· Lanche da manhã: 1 pera + 2 castanhas-do-pará
· Almoço: Salada de rúcula com tomate e pepino ao molho de laranja com azeite e oregano OU Salada de quinoa com abacate, cenoura e frango desfiado
· Lanche da tarde: 1 fatia de pão sem glúten com geleia orgânica de amoras
· Jantar: Sopa de abobora com gengibre OU Salada verde

Terça-feira

· Café da manhã: Ovos mexidos com vegetais OU Chá verde gelado
· Lanche da manhã: 1 punhado de semente de abobora
· Almoço: Salada de agrião com alho poror e repolho roxo com azeite extra virgem e sal de ervas OU Brócolis cozidos por 3 minutos com creme de tofu OU Salmão assado com raspas de casca de laranja
· Lanche da tarde: Chá dente de leão com mel de agave OU 1 bolacha de arroz integral com patê de feijão branco
· Jantar: Sopa creme de alho poro OU Salada verde

Quarta-feira

· Café da manhã: Salada de frutas com farinha de linhaça dourada
· Lanche da manhã: 1 pedaço de chocolate com  cacau 70%
· Almoço: Salada de brotos (alfafa, feijão e brócolis) OU Caldinho de feijão azuki OU Omelete de forno com  vegetais
· Lanche da tarde: Shake de leite de amêndoas com banana e cacau
· Jantar: Sopa de ervilha OU Salada verde

Quinta-feira

· Café da manhã: Shake de leite de arroz com mirtilos + clorofila líquida
· Lanche da manhã: 1 batata Yacon
· Almoço: Mix de folhas verdes (mostarda, agrião, rúcula, alface roxa e chicória) com manga e nozes OU Grão de bico cozido OU Filé de frango empanado em flocos de amaranto ao forno
· Lanche da tarde: Suco vivo de cenoura, maçã, pepino, linhaça, água de coco, couve e hortelã
· Jantar: Sopa de legumes com algas OU Salada verde

Sexta-feira

· Café da manhã: Creme de caqui com mix de castanhas quebradas
· Lanche da manhã: 1 pratinho de mirtilos e cerejas frescas
· Almoço: Salada de repolho roxo cru em tirinhas com maçã, suco de limão, milho, tomate e cebola, regado com azeite aromatizado com manjericão OU Berinjela  em lascas grelhada OU Filé de linguado ao molho de tahine
· Lanche da tarde: Mingau de amaranto com canela e agave
· Jantar: Sopa de tomate com manjericão OU Salada verde

Sábado

· Café da manhã: Suco refrescante de  água de coco + limão (com casca) + banana + hortelã
· Lanche da manhã: 1 caldinho de missô
· Almoço: Arroz negro com amêndoas em lascas OU Couve refogada no óleo de coco OU Shitake grelhado no shoyu
· Lanche da tarde: Frutas secas variadas (ameixa, damasco, uvas e banana passa)
· Jantar: Sopa creme de pimentão vermelho OU Salada verde

Domingo

· Café da manhã: 1 aipim cozido com azeite e sal de ervas OU Suco de melancia com erva doce
· Lanche da manhã: 1 maçã
· Almoço: Salada de rúcula, cenoura, tomates cereja com vinagrete de morangos OU Purê de inhame OU Hamburguer de soja com aveia
· Lanche da tarde: Caldinho diurético: maçã, aipo, cenoura e salsinha centrifugados
· Jantar: Creme de mandioquinha com açafrão e pimenta do reino OU Salada verde

*Siga o cardápio por apenas sete dias
Bom, eu gostei da ideia, vou correr atrás da minha dieta detox ;)


Fontes: 
mdemulher
Img:net

8 alimentos que não devem ser consumidos em excesso


A revista Glamour reuniu uma lista com 8 alimentos saudáveis, que não podem ser ingeridos em excesso, pois,  até mesmo alimentos saudáveis em demasia, pode desregular o organismo e até engordar.

1. Xarope de Agave
O Agave vem sido elogiado por alguns nutricionistas por ser um adoçante melhor do que a glicose. No entanto, segundo a nutricionista Julie Kayne, qualquer tipo de açúcar, mesmo que seja natural, não pode ser presença muito constante em nossa dieta. A Associação Americana do Coração recomenda limitar os açúcares até 100 calorias por dia, ou cerca de seis colheres de chá, não importa a fonte de adoçante.

2. Camarão, ostra e lagosta
Embora possuam pouca gordura, esses tipos de frutos do mar são ricos em colesterol. Doze camarões grandes têm 179 mg de colesterol, sendo que a recomendação diária para mulheres é de 200 mg. A nutricionista Cynthia Sass recomenda limitar o consumo de mariscos a cerca de 100g, duas vezes por semana. Nos dias em que você não consumir frutos do mar, Sass sugere alimentos a base de plantas como fonte de proteína, como lentilha, tofu ou feijão.

3. Feijão
"O feijão um dos alimentos mais saudáveis para incluir em sua dieta, graças ao seu elevado teor de proteínas e fitoquímicos, que ajudam na prevenção de doenças”, defende Kaye. Mesmo assim, comer grandes porções desse alimento pode causar inchaço e gases. "Com o tempo o corpo pode melhorar a digestão do feijão", diz ela. Então, se você achar que tem dificuldade em ingeri-lo pode experimentar acionar o feijão com mais frequência em sua dieta. Segundo a especialista, o ideal é não comer mais do que meia xícara e beber mais água do que o normal para evitar esses problemas.

4. Frutas secas
Comer frutas liofilizadas, aquela versão seca e crocante, é uma maneira sorrateira para adicionar quantidade extra de frutas em sua dieta. O tamanho desse tipo de alimento, no entanto, pode levá-lo a consumir mais de seu corpo necessita. De acordo com a Sass, um punhado do tamanho de uma bola de tênis de frutas liofilizadas é equivalente a quatro xícaras de frutas! Todo esse carboidrato que você ingere ao comer demais esse alimento pode se transformar em gordura e fazer você ganhar peso. Por isso, Sass sugere que você não ultrapasse uma porção do tamanho de uma bola de golfe.

5. Chá preto
De acordo com um estudo publicado no Jornal de Medicina Alternativa e Complementar, o chá preto pode ajudar a reduzir o estresse e os níveis de colesterol. Mas Kaye adverte que beber chá com cafeína em excesso pode causar problemas para dormir. Por isso, ela recomenda  limitar a ingestão a duas xícaras por dia e evitar a bebida após o meio dia.

6. Suco desintoxicante
Um suco feito com frutas e vegetais soa como o melhor alimento do mundo. Porém, muitas marcas dessa bebida conhecida como "detox" chegam a conter até oito porções desse tipo de alimento, o que significa um excesso de carboidratos. De acordo com Sass, por ser liquida a vitamina pode não dar uma sensação de saciedade por muito tempo. Além disso, se seu corpo não usar ou queimar todos os carboidratos, eles vão se transformar em gordura. Então, Sass recomenda comer frutas e vegetais frescos no lugar do suco, assim você absorverá mais fibras e ficará mais satisfeito devido ao processo de mastigação. Aposte em duas xícaras de frutas por dia, tente uma no café da manhã e outra como um lanche da tarde, e três a quatro xícaras de legumes, duas no almoço e o restante no jantar.

7. Abacate
Cremoso e saboroso, abacates são uma excelente fonte de fibras, potássio, vitamina E, antioxidantes e ainda é saudável para o coração. No entanto é preciso tomar cuidado. Comer a fruta inteira de uma vez pode significar um excesso de gordura para o corpo de uma mulher. “Tente comer apenas um quarto da fruta por refeição”, recomenda Sass.
 
8. Mix de nozes
Da próxima vez que você for comer nozes não ultrapasse a quantidade proporcional ao tamanho de seu punho. Assim como o abacate, as nozes são ricas em fibras e nutrientes, mas possuem uma boa dose de gordura. “Por isso, é bom ingerir uma porção do tamanho de uma bola de golfe”, afirma Sass.
Fonte: http://revistaglamour.globo.com/
Img: google.

Exagerou na festa? Vamos desintoxicar o organismo ;)

Sucos três em um

Sugeridos pela nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo, estes sucos facilitam a eliminação das toxinas e dos líquidos em excesso. Como têm ingredientes antioxidantes, eles também favorecem a renovação das células e da pele. É só bater tudo no liquidificador.
Maçã, couve e aipo
1 maçã com casca + 1 folha de couve sem o talo + 1 talo de aipo (salsão) + 3/4 de copo (150 ml) de água. Coe e acrescente gelo a gosto. Rende 1 copo (300 ml) de 80 calorias
Pepino, abacaxi e hortelã
1 pepino com casca + 1 rodela grossa de abacaxi + 5 folhas de hortelã + 1/2 copo (100 ml) de água. Acrescente gelo a gosto. Rende 1 copo (300 ml) de 125 calorias
Limão, maçã, uva e damasco
Suco de 3 limões + 1 maçã com casca + 2 damascos secos + 10 uvas vermelhas + 1/2 copo (100 ml) de água. Coe e acrescente gelo a gosto. Rende 1 copo (300 ml) de 137 calorias
Maçã, limão e laranja
1 maçã com casca + suco de 1 limão + suco de 1 laranja + 1/4 de copo (50 ml) de água (se necessário). Acrescente gelo a gosto. Rende 1 copo (300 ml) de 195 calorias
Beterraba, cenoura e maçã
1 beterraba sem casca + 1 cenoura com casca + 1 maçã com casca + 1/2 copo (100 ml) de água. Coe e coloque gelo a gosto. Rende 1 copo (300 ml) de 95 calorias

Atenção:
Um suco feito com frutas e vegetais soa como o melhor alimento do mundo. Porém, muitas marcas dessa bebida conhecida como "detox" chegam a conter até oito porções desse tipo de alimento, nesse caso, significa um excesso de carboidratos. De acordo com Sass, por ser liquida a vitamina pode não dar uma sensação de saciedade por muito tempo. Além disso, se f tiver vida sedentária e seu corpo não usar ou queimar todos os carboidratos, eles vão se transformar em gordura. A nutricionista Cynthia Sass  recomenda comer frutas e vegetais frescos no lugar do suco, assim você absorverá mais fibras e ficará mais satisfeito devido ao processo de mastigação. Aposte em duas xícaras de frutas por dia, tente uma no café da manhã e outra como um lanche da tarde, e três a quatro xícaras de legumes, duas no almoço e o restante no jantar. (Fonte saude.terra.com.br )


Menu pós-festa
O cardápio de um dia elaborado pela médica nutróloga Luciana Carneiro, do Rio de Janeiro, é perfeito para você desintoxicar e desinchar. Mas, se quiser secar 1 quilo, repita-o por dois dias.
Café da manhã
1 copo (200 ml) de água morna com o suco de 1 limão e raspas de gengibre 30 minutos depois: 1 copo (300 ml) de suco de melão ou suco Três em Um
Almoço
1 prato (fundo) de sopa desintoxicante (veja receita)
Lanche da tarde 1
1 copo (300 m) de água de coco ou suco Três em Um
Lanche da tarde 2
1 copo (300 ml) de suco de laranja, cenoura e beterraba ou suco Três em Um
Jantar
1 prato (fundo) de sopa desintoxicante
Ceia
1 copo (300 ml) de vitamina cremosa de frutas (sugestão: laranja com banana e mamão)


Coquetel hidratante
Se você ainda estiver em clima de festa e quiser transformar seu suco em um coquetel hidratante, também pode. Siga estas receitas:

Limão com água de coco
No liquidificador, bata 1 copo (200 ml) de água de coco + 3 col. (sopa) de creme de leite light + 1/2 copo (100 ml) de água com gás + suco de 1 limão + folhas de hortelã + adoçante a gosto. Sirva com gelo picado.

Rende: 2 copos de 150 calorias cada um

Limão com maracujá
No liquidificador, bata 2 folhas de couve sem o talo + 2 copos (400 ml) de água + polpa de 1 maracujá + suco de 1 limão + adoçante a gosto. Coe e sirva com gelo picado.

Rende: 4 copos de 30 calorias cada um

Sopa desintoxicante


Esta sopa pode ser preparada com antecedência e congelada. Sugestão: dobre a receita e congele em porções individuais. Assim, se resolver seguir o menu por dois dias, você tem reserva no freezer.

Ingredientes
• 1 fio de azeite
• 1 cebola pequena, picada
• 1 dente de alho picado
• 4 col. (sobremesa) de alho-poró (só a parte branca)
• 2 tomates sem pele e sem semente, picados
• 2 cenouras picadas
• 1 talo de salsão (aipo) picado
• 1/2 maço de couve-flor
• 4 copos (200 ml) de água
• 1 col. (chá) de sal
• 2 col. (sopa) de salsinha picada
• 2 col. (sopa) de cebolinha picada

Modo de fazer
Em uma panela funda, aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho e o alho-poró. Acrescente o tomate, a cenoura e o salsão e refogue por mais alguns minutos. Junte a couveflor, a água e o sal e deixe cozinhar até que os ingredientes fiquem macios. Espere amornar e bata no liquidificador. Aqueça rapidamente e sirva a sopa polvilhada com a salsa e a cebolinha.

Rende: 2 porções
Calorias por porção: 75

Só líquido não dá?

Para quem não consegue passar nem um dia sem alimentos sólidos, o médico nutrólogo Alberto Serfaty aconselha incluir, no cardápio pós-festa, queijo magro no café da manhã e na ceia e, no almoço ou jantar, uma salada completa.

Salada completa
• 1 prato (raso) de folhas verdes (alface, rúcula, agrião)
• 1 talo de erva-doce fresca em tiras
• 1 tomate em rodelas (ou 5 tomates-cereja)
• 1/2 cenoura ralada
• 1 filé pequeno (80 g) de peixe ou frango grelhado, cortado em tiras ou lascas
• Salsa picada a gosto

Modo de fazer
Arrume os ingredientes no prato e tempere com 1 fio de azeite, limão e pouco sal.

Rende: 1 porção
Calorias: 120


Fonte: Boa Forma