TRANSLATE / Select Language :

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Você consegue perceber que tipo de relacionamento você tem ou já teve?



         
Passeando por um dos artigos desse SITE, parei numa frase e resolvi a utilizar como título desse post . Aproveitei também, essa parte do texto abaixo de Regiane Romero, graduada em psicologia  e também pós-graduada em psicologia transpessoal.  
 Não é difícil, encontrar  pessoas que levam um relacionamento ou casamento insatisfatório, problemático, por medo de não conseguirem lidar sozinhas, com as rédeas das próprias vidas ou mesmo, por simples carência. O que pode ter  a ver com o tal ' vazio existencial' a que Regiane se refere:


"Temos sede, carregamos um vazio existencial e ficamos a espera que algo venha preencher esse buraco: a famosa carência. A carência induz ao erro, desejosos por agradar a quem poderia saná-la, ficamos vendidos ao mundo de aparência, afastando-nos de nós mesmos. Ficamos fixados na carência e perdemos o outro da nossa visão. Quanto mais dolorosa e persistente for nossa carência, tanto maior será o poder atribuído ao outro que nos alivie dela. Como então não se prostrar a carência? O que eu acredito é que a pessoa deve procurar se abastecer de si, de tudo que é capaz de realizar e produzir. Esteja inteiro consigo mesmo! Jean-Yves Leloup afirma que a felicidade começa quando deixamos de exigir ao outro que nos torne felizes.

Então como não cair na armadilha de buscar no outro o preenchimento do nosso vazio? Acredito que o caminho seja aceitar a nossa incompletude e nos dedicarmos as nossas conquistas e realizações, se empenhar no prazer e a alegria que somos capazes de vivenciar, independentemente do outro, assim podemos deixar a leveza, a sutileza e o encanto permear a vida sem o peso da cobrança e sem a agonia de “eu tenho que”, “você tem que”.



Viva agora e acredite: você tem tudo aquilo que precisa!

Saia da posição de expectador e assuma o seu papel, seja o ator principal, e se permita 
sentir todos os prazeres e desprazeres inerente a vida. "

Fonte: 

Afinal, o que é um relacionamento amoroso saudável?

Fonte/img:Google